quinta-feira, 29 de julho de 2010

O que é Bullying?

Criança e Adolescente
Comportamento


O que é bullying?
Atos agressivos físicos ou verbais só são evitados com a união de diretores, professores, alunos e famílias



Mais sobre bullying

Reportagens

* Cyberbullying: a violência virtual
* Como lidar com as brincadeiras que machucam a alma
* Bullying: é preciso levar a sério ao primeiro sinal
* Massacre virtual na internet
* Artigo da A psicóloga Lídia Aratangy sobre violência na escola
* Tudo sobre bullying

Bullying é uma situação que se caracteriza por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo inglês refere-se ao verbo "ameaçar, intimidar".

Estão inclusos no bullying os apelidos pejorativos criados para humilhar os colegas. E, não adianta, todo ambiente escolar pode ter esse problema. "A escola que afirma não ter bullying ou não sabe o que é ou está negando sua existência", diz o médico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), que estuda o problema há nove anos.

Segundo o médico, o papel da escola começa em admitir que é um local passível de bullying, informar professores e alunos sobre o que é e deixar claro que o estabelecimento não admitirá a prática - prevenir é o melhor remédio. O papel dos professores também é fundamental. "Há uma série de atividades que podem ser feitas em sala de aula para falar desse problema com os alunos. Pode ser tema de redação, de pesquisa, teatro etc. É só usar a criatividade para tratar do assunto", diz.

O papel do professor também passa por identificar os atores do bullying - agressores e vítimas. "O agressor não é assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relação familiar onde tudo se revolve pela violência verbal ou física e ele reproduz o que vê no ambiente escolar", explica o especialista. Já a vítima costuma ser uma criança com baixa autoestima e retraída tanto na escola quanto no lar. "Por essas características, é difícil esse jovem conseguir reagir", afirma Lauro. Aí é que entra a questão da repetição no bullying, pois se o aluno reage, a tendência é que a provocação cesse.

Claro que não se pode banir as brincadeiras entre colegas no ambiente escolar. O que a escola precisa é distinguir o limiar entre uma piada aceitável e uma agressão. "Isso não é tão difícil como parece. Basta que o professor se coloque no lugar da vítima. O apelido é engraçado? Mas como eu me sentiria se fosse chamado assim?", orienta o médico. Ao perceber o bullying, o professor deve corrigir o aluno. E em casos de violência física, a escola deve tomar as medidas devidas, sempre envolvendo os pais.

O médico pediatra lembra que só a escola não consegue resolver o problema, mas é normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um agressor. "A tendência é que ele seja assim por toda a vida a menos que seja tratado", diz. Uma das peças fundamentais é que este jovem tenha exemplos a seguir de pessoas que não resolvam as situações com violência - e quem melhor que o professor para isso? No entanto, o mestre não pode tomar toda a responsabilidade para si. "Bullying só se resolve com o envolvimento de toda a escola - direção, docentes e alunos - e a família", afirma o pediatra.
Comente

sábado, 24 de julho de 2010

Atividade Educacional

Nome: Irene Araújo Tavares
Semana: 14/04 – 09/05
Tarefa 4: Elaborando uma atividade educacional
Descreva sua atividade educacional
Tema central da atividade educacional: World Cup 2010
Disciplina: Inglês
Público Alvo: Alunos do 6º ano ao 9º ano – Ensino Fundamental
Justificativa: O aluno aprende com mais facilidade tudo o que lhe é significativo. O futebol é um esporte popular e o Brasil tem uma história de sucesso na Copa do Mundo por ser o país com o maior número de títulos. Esta atividade é uma oportunidade de os alunos obterem mais informações sobre esse esporte e ao mesmo tempo, aumentarem os conhecimentos da língua inglesa.
Objetivos de aprendizagem:
- Identificar os diversos países participantes através das bandeiras;
- Conhecer diferentes aspectos geográficos dos países participantes;
- Reconhecer esse evento esportivo como fonte de divulgação e integração da cultura e dos costumes dos povos;
- Reconhecer aas palavras de origem inglesa que usamos nesse esporte.
Conteúdos:
- Pesquisar quais são os países participantes da Copa 2010;
- Localizar os países participantes no mapa mundi;
- Elaborar um power point com os mascotes das copas anteriores, destacando o escolhido para esta de 2010;
- Pesquisar informações geográficas de cada país: localização, área, capital, número de habitantes, moeda, idioma oficial;
- relacionar palavras como futebol, gol, pênalti e outras com as relacionadas na língua inglesa;
- Fazer uma pesquisa sobre futebol, origem, regras (incluindo a planta de um campo de futebol), e jogadores que ficaram na história do esporte.



Ferramentas da Web 2.0 :
Entre as ferramentas da web 2.0 mais usadas nesta atividade educacional estão o Google, blog, twitter e vídeos compartilhados que oferecem dicas tanto para alunos quanto para professores.
Metodologia de aplicação:
A metodologia da aplicação desta atividade educacional está relacionada a uma concepção pedagógica que inclui a visão de educação de homem e de sociedade construída criticamente a partir da reflexão das pesquisas realizadas, em um processo de construção pessoal, ao longo das experiências vividas por cada aluno.
Avaliação:
- Interesse e participação durante a execução das atividades propostas;
- Apresentação das pesquisas em power point;
Cronograma: A atividade educacional deverá ser desenvolvida no período (março, abril, maio) que antecede o início dos jogos da Copa do Mundo para que os alunos posssam desenvolver suas pesquisas em tempo hábil.
Referências Bibliográficas:
- www.atica.com.br
- www.wikipedia.org
-www.fifa.com/worldcup.