sábado, 24 de julho de 2010

Atividade Educacional

Nome: Irene Araújo Tavares
Semana: 14/04 – 09/05
Tarefa 4: Elaborando uma atividade educacional
Descreva sua atividade educacional
Tema central da atividade educacional: World Cup 2010
Disciplina: Inglês
Público Alvo: Alunos do 6º ano ao 9º ano – Ensino Fundamental
Justificativa: O aluno aprende com mais facilidade tudo o que lhe é significativo. O futebol é um esporte popular e o Brasil tem uma história de sucesso na Copa do Mundo por ser o país com o maior número de títulos. Esta atividade é uma oportunidade de os alunos obterem mais informações sobre esse esporte e ao mesmo tempo, aumentarem os conhecimentos da língua inglesa.
Objetivos de aprendizagem:
- Identificar os diversos países participantes através das bandeiras;
- Conhecer diferentes aspectos geográficos dos países participantes;
- Reconhecer esse evento esportivo como fonte de divulgação e integração da cultura e dos costumes dos povos;
- Reconhecer aas palavras de origem inglesa que usamos nesse esporte.
Conteúdos:
- Pesquisar quais são os países participantes da Copa 2010;
- Localizar os países participantes no mapa mundi;
- Elaborar um power point com os mascotes das copas anteriores, destacando o escolhido para esta de 2010;
- Pesquisar informações geográficas de cada país: localização, área, capital, número de habitantes, moeda, idioma oficial;
- relacionar palavras como futebol, gol, pênalti e outras com as relacionadas na língua inglesa;
- Fazer uma pesquisa sobre futebol, origem, regras (incluindo a planta de um campo de futebol), e jogadores que ficaram na história do esporte.



Ferramentas da Web 2.0 :
Entre as ferramentas da web 2.0 mais usadas nesta atividade educacional estão o Google, blog, twitter e vídeos compartilhados que oferecem dicas tanto para alunos quanto para professores.
Metodologia de aplicação:
A metodologia da aplicação desta atividade educacional está relacionada a uma concepção pedagógica que inclui a visão de educação de homem e de sociedade construída criticamente a partir da reflexão das pesquisas realizadas, em um processo de construção pessoal, ao longo das experiências vividas por cada aluno.
Avaliação:
- Interesse e participação durante a execução das atividades propostas;
- Apresentação das pesquisas em power point;
Cronograma: A atividade educacional deverá ser desenvolvida no período (março, abril, maio) que antecede o início dos jogos da Copa do Mundo para que os alunos posssam desenvolver suas pesquisas em tempo hábil.
Referências Bibliográficas:
- www.atica.com.br
- www.wikipedia.org
-www.fifa.com/worldcup.

Nenhum comentário:

Postar um comentário