Novas tecnologias da informação e comunicação: novas maneiras de ver o mundo
As novas tecnologias da informação e comunicação vieram para facilitar a vida das pessoas, permitindo um grande acesso às informações que o mundo oferece, possibilitando novas relações e novas descobertas.
Com o uso da internet, as relações do homem com o mundo se modificaram radicalmente: avanços científicos, tecnológicos, transformações sociais e econômicas. As distâncias encurtaram-se, as fronteiras alargaram-se, enfim, o mundo tornou-se globalizado. Houve uma grande revolução nas redes de informação e de comunicação e o homem desenvolveu outras formas de ver o mundo.
Psicólogos e sociólogos afirmam que, mesmo ligado ao mundo, o homem contemporâneo ainda se sente sozinho, uma vez que as relações se dão superficialmente e não superam as necessidades afetivas dos indivíduos.
Apesar de o homem sentir-se solitário, é inegável a revolução que o acesso à informação e comunicação provocou nas relações sociais – novas formas de ver o mundo. Mudaram-se os conceitos, as atitudes e os paradigmas. Surge um homem que comunica, informa-se e forma-se no ciberespaço.
Para os jovens que nasceram na era digital, a internet é parte do mundo real em que vivem, eles confiam e se sentem seguros no ambiente web, é como se o mundo virtual e real caminhassem juntos.
A tendência é que a mobilidade esteja presente no dia-a-dia do ser humano, as pessoas vão ter acesso ao mundo tecnológico com mais rapidez e eficiência, o que pode tornar esse relacionamento ainda mais crítico e a dependência pela tecnologia será ainda maior.
A comunicação já está em profunda mudança e muitas pessoas ainda não conseguiram acompanhar essa nova geração ligada á tecnologia. Mas, é fácil constatar que o desenvolvimento trouxe inúmeras facilidades à vida, aumentou a eficiência, possibilitou o acesso ao conhecimento e, incrementou a troca de idéias entre as pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário